O VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), maior e mais tradicional evento sobre o tema do país, promoveu, como parte da programação prévia da edição de 2020, o Laboratório de Direito Eleitoral para jornalistas. O evento ocorreu de maneira on-line para repórteres de veículos de todo o Brasil. Os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre legislação e Justiça Eleitoral e puderam tirar dúvidas com membros da comissão organizadora do CBDE.
Na programação, informações sobre temas como as medidas a serem adotadas na eleição devido à pandemia; criminalização das fake news e alterações nas regras de financiamento de campanha. Também esteve em pauta o fim das coligações nas eleições proporcionais e suas consequências. Outro tópico foi uma breve análise sobre a possibilidade de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão do ponto de vista da norma eleitoral vigente.
O objetivo foi levar informações atualizadas aos jornalistas que atuam com cobertura eleitoral em sua rotina e, ao mesmo tempo, gerou uma aproximação com os profissionais da imprensa a fim de compreender melhor a dinâmica da cobertura sobre o tema. A Argumento Comunicação convidou os jornalistas para o workshop e ajudou na montagem da programação dos temas pertinentes à imprensa.